quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

P. Mario Faccioli, uma vida consagrada à missão

O p. Mario Faccioli é muito conhecido pelo povo da Guiné-Bissau tendo consagrado a maior parte da sua longa vida à evangelização desta população da África ocidental.
Ele chegou à Guiné em 1956 e regressou definitivamente à Itália em 2008, tendo passado 52 anos da sua vida neste país. Ele mesmo deixou um pequeno livro de memorias das suas experiências missionárias: "Uma vida missionária em Guiné-Bissau: 1956-2008".


Missionário do PIME, o p. Mário destacou-se sempre pela sua mansidão, paciência e profunda sabedoria que lhe valeram a nomeação a responsável regional do PIME e a vigário episcopal da diocese. Mas a sua maior obra é provavelmente o centro de espiritualidade de N'Dame, nos arredores de Bissau, que funciona atualmente como centro de retiros, palestras e encontros de formação para as duas dioceses.
O p. Mário tinha também um amor e uma devoção especial à Virgem Maria, sob cuja proteção tinha colocado a sua vida missionária. Que a Mãe do Céu interceda por ele e por todos nós ainda no campo de batalha.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Fr. Victorino consagra-se para sempre



O fr. Victorino Có fez a sua profissão solene no passado sábado 21 de novembro. A cerimónia teve lugar durante a celebração eucarística em Brá, presidida pelo bispo auxiliar D. José Lampra Cá. Muitos padres e fieis quiseram participar para solidarizar com o nosso confrade.
Perfil de fr. Victorino: ele é o filho de Dacolo Có e de Hilaria Fernandes Sá, tendo nascido em Biombo a 8 de junho de 1980. Ele começou a sua formação franciscana no seminário menor franciscano, passando em seguida para Nhoma (postulantado) e Blom de Biombo (noviciado) e estudando a filosofia e teologia no seminário maior interdiocesano D. Settimio A. Ferrazzetta.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O MINISTRO PROVINCIAL DO VERBO ENCARNADO, FR. MARCEL BAKOMA, MORRE REPENTINAMENTE

Recebemos e publicamos uma noticia muito triste que acabamos de receber: a morte repentina do Ministro Provincial da província do Verbo Encarnado, que compreende Togo, Costa de Marfim, Benim, Burquina Faso e Gana.O texto original está no francês, que é a língua daquela Província.

 

L’Ordre des Frères Mineurs et d’une manière particulière, la Conférence Franciscaine africaine,  vient de perdre un Provincial africain,  décédé ce  11 /11/2015. Il s’agit du Frère Marcel BAKOMA franciscain, provincial de la Province du Verbe Incarnée, province  qui regroupe les pays suivants :Togo ; Cote d’Ivoire, Benin, Ghana, Bourkinafasso.
 Le Frère Marcel Bakoma a été Président de la conférence franciscaine africaine pendant plusieurs années, il a rendu de bons services non seulement à sa Province ; mais aussi à toute la Conférence africaine.
Voici le message  du frère Fr. Nicodème Kibuzehose, ofm Définiteur pour l’Afrique qui nous a annoncé cette triste nouvelle:
«  Chers frères animateurs de la Conférence africaine ;
que le Seigneur vous donne sa paix….
Il y a à peine une heure que nous avons appris la mort de notre Frère Marcel Bakoma, ofm Ministre provincial de la Province du Verbe Incarné. Frère Marcel est mort aujourd’hui dans le véhicule. Il était en Côte d’Ivoire pour la visite canonique des Fraternités. Il allait à Yamoussoukro  pour la visite. Il est mort avant d’arriver chez les frères.
Prions pour lui; pour les frères de la Province et pour sa famille
Fraternellement »
Fr. Nicodème Kibuzehose, ofm Roma

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Obrigado, Senhor, pelo dom da vocação sacerdotal



No passado 27 de Outubro a minha fraternidade de Nhoma e as irmãs franciscanas quiseram celebrar e agradecer ao Senhor pelos meus 25 anos de sacerdócio. Foi uma festa simples, familiar. Na s. Missa eu reconheci que existe uma grande desproporção entre a grandeza do dom recebido e as limitações da minha pessoa. Pelo que eu procuro viver a atitude de Maria que respondeu ao anjo: “Eis-me. Sou um simples instrumento nas tuas mãos. Faz de mim o que quiseres.” Nestes 25 anos experimentei a beleza e as delusões da pastoral paroquial, o desafio do primeiro anúncio aos “pagãos”, as emoções do sacramento da confissão, a responsabilidade de preparar casais para o casamento (e de constatar que pelo menos dois já estão separados…). Procuro cada dia imitar o meu mestre, Jesus, o único verdadeiro pastor, que viveu uma vida de total entrega, até entregar-nos o seu próprio corpo e sangue.


Também a minha aldeia, no dia 12 de Julho, aquando da minha estadia na Italia, quiseram - antecipadamente - fazer festa comigo. Pela ocasião, a comunidade paroquial quis oferecer-me um livro feito de madeira, com algumas gravuras muito bonitas. Fiquei emocionado e surpreendido. Senti-me muito amado. Mas sobretudo senti o apoio e a simpatia de muitíssimas pessoas que rezam por mim. As suas orações me ajudam a ir para frente com coragem e fidelidade.



Festa na minha aldeia (12 de Julho)

Com os meus irmaos e irmas

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Aberta uma nova fraternidade franciscana em Dakar (Senegal)

Com muita alegria transcrevemos uma mensagem recebida da nossa Provincia franciscana Veneta que anuncia a abertura de uma nova fraternidade franciscana em Dakar, onde participam também dois irmaos da Guiné-Bissau: fr. Antonio Tchami e fr. José Infanda Nhaga. 

A nova presença começou no dia 2 de Outubro com a bençao solene do archebispo de Dakar D. Benjamin Ndiaye.
Venerdì scorso 2 ottobre a Dakar (Senegal) è stata ufficialmente avviata la nuova fraternità missionaria dipendente dalla Custodia di Guinea Bissau. All'inaugurazione erano presenti il Custode fr. Victor Quematcha e i frati Laurentino Okica Gomes e Papa Paulo Nanque, l'Arcivescovo di Dakar Benjamin Ndiaye, l'Abate del monastero di Koeur Mussa, il Custode del Marocco, i frati Domenicani, le suore Francescane dei Poveri e le suore Francescane Missionarie di Maria, che hanno tanto collaborato con i frati.
La cerimonia, presieduta dall'Arcivescovo di Dakar e animata dalle suore, è stata molto partecipata. 
Questa presenza vuole offrire un respiro più ampio e internazionale alla Custodia stessa e rispondere alle richieste insistenti della Famiglia francescana e del cardinale di Dakar. 
La nuova Fraternità è composta dai frati Vincenzo Brocanelli (Provincia Marchigiana), António Tchami (Custodia di Guinea Bissau), Célestin Nkongolo Ngoy (Provincia Congolese) e José Infanda Nhaga (Custodia di Guinea Bissau).

A fraternidade de Nhoma muda rosto



A nossa fraternidade conhece todos os anos alguma mudança. A novidade deste ano é a chegada do fr. Silvano de Cao, um “antigo combatente” que participou na guerra de libertação, tendo chegado no país em 1967. Ele é o novo ecónomo da fraternidade, mas também a nossa “memória” histórica, considerando os 48 anos de vida missionaria que ele passou na Guiné.
Chegaram também (do seminário menor franciscano) dois jovens, que irão continuar connosco a sua formação franciscana. Trata-se de Boner João Cá e José Francisco Tambá. A eles o nosso fraterno BENVINDOS.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A diocese reunida para programar o novo ano pastoral




A nossa diocese está neste momento reunida para programar o novo ano pastoral. No dia de ontem (15 de setembro) foram abordados os temas pastorais que irão marcar este ano: o Jubileu extraordinário da misericórdia, lançado pelo papa Francisco (que vai iniciar a 8 de dezembro de 2015) e o Ano da reconciliação, promovido pelo SCEAM (=Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar) que já está a correr, tendo sido lançado a 29 de junho. Houve também uma palestra sobre a nova Encíclica do papa Francisco “Laudato sii”, brilhantemente apresentada pelo p. João Martelli.
No dia de hoje (16 de setembro), dois espertos, o sociólogo Miguel de Barros e o jurista José António Mendes Pereira, ajudaram a assembleia a melhor perceber a atual situação sociopolítica marcada pela instabilidade e a incerteza. A impressão geral dos participantes é que o país está ainda numa fase de turbulência muito grande, da qual não se vê a saída. As forças politicas e a sociedade civil em geral estão a pedir que seja assinado um “pato de estabilidade politica” entre os vários actores implicados. A mediação da CEDEAO pode revelar-se fundamental nesta fase tão delicada da vida do pais. Mas a Igreja catolica também tem o seu papel a desempenhar na tentativa de resolução da crise, quer dialogando com as autoridades politicas quer sensibilizando as consciências.