terça-feira, 5 de abril de 2016

Fr. Antonio Tchami e fr. Maximo Capina ordenados padres

Desde as primeiras horas da manhã do dia sábado (2 de abril), a igreja paroquial de Brá e os seus arredores começaram a encher-se para um evento longamente esperado: a ordenação sacerdotal de dois jovens franciscanos: fr. Antonio Tchami e fr. Maximo Capina. A celebração eucarística, muito cumprida (três horas e meia) mas sugestiva e bem animada, contou com a participação de mais de quarenta padres concelebrantes, entres os quais o visitador geral dos franciscanos (fr. Massimo Fusarelli), o ministro provincial da Província de Veneza (fr. Mário Favretto) e um numero impressionante de parentes, amigos e conhecidos. A s. Missa foi presidida por D. José Camnate na Bissign, bispo de Bissau. Depois da celebração, a comunidade dos franciscanos ofereceu o almoço a mais de 200 pessoas. Foi um dia de muita alegria festiva.
Lembre-se que o fr. António Tchami é natural da comunidade de Kufongo (paróquia de Quinhamel), enquanto o fr. Máximo Capina é de etnia felupe, mas a sua paróquia de origem é Cumura. Atualmente os dois jovens estão a prestar o seu serviço pastoral um, o fr. Maximo, na diocese de Bafatá (comunidade de Caboxanque) e o outro, fr. António, na nova fraternidade de Rufisque, diocese de Dakar (Senegal).
Esta última fraternidade, denominada "La Portioncule", nasceu no dia 4 de outubro de 2015 e conta com a presença de quatro frades, dos quais dois guineenses, um italiano e um congolês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário