terça-feira, 7 de novembro de 2017

A missão de Blom



Depois de cinco anos em Nhoma, fui transferido para a missão de Blom, na região de Biombo. Não foi fácil aceitar, mas enfim aqui estou, desde o dia 20 de outubro de 2017. Vamos dizer alguma coisa sobre a minha nova missão.  
 Blom é uma missão franciscana fundada pelo fr. Gentile Baú no início dos anos 70. Para dizer a verdade, ele já tinha começado a visitar esta zona em 1957, estabelecendo a sua morada em Dorse. Daí ele tinha começado a organizar a evangelização nas tabancas (=aldeias) e a  seguir as escolas do Estado, que naquela altura eram confiadas aos missionários (escolas “rudimentares”). Só em agosto de 1972 ele passou a residir estavelmente em Blom, numa palhota muito pobre. Morava sozinho, mas quase todas as semanas ia a Cumura para visitar os confrades (e para buscar géneros alimentícios).
A comunidade de Blom é constituída por três frades: fr. Renato, guardião, fr. Boaventura, ecónomo e administrador paroquial (=pároco), fr. Ernesto, diretor da escola. Para além dos frades, há também uma comunidade de irmãs da congregação das Pequenas Filhas de S. José. São todas quenianas: Margareth, Elisabeth, Catherine e Lídia. Esta última acaba de chegar. Três raparigas guineenses, aspirantes à vida religiosa, completam a comunidade: Linda, Rosa e Maísa. 

Domingo 22 de outubro: apresentaçao oficial dos novos missionarios: ir. Lidia e fr. Renato


Nenhum comentário:

Postar um comentário