quinta-feira, 9 de maio de 2019

Primeira profissão de ir. Ermelinda Nicolau Biai

Grande festa na comunidade paroquial de Nhoma, no sábado 4 de maio, pela primeira profissão duma jovem guineense: ir. Ermelinda Nicolau Biai.

Natural de S. Domingos (região de Cacheu), onde nasceu em 10 de novembro de 1992, a Ermelinda conheceu as irmãs franciscanas na comunidade de S. Mãe de Deus, na paróquia de Nossa Senhora de Ajuda, em Bissau. Lá, ela fez a sua caminhada vocacional entrando na casa de formação no dia 18 de setembro de 2013. Depois de dois anos de aspirantado (2014 e 2015) e um de postulantado (2016), ela começou o seu noviciado em Nhoma a 8 de dezembro do mesmo ano. De dezembro de 2018 a março de 2019, ela fez a sua experiência apostólica na fraternidade das irmãs de Bambadinca.

Depois desta longa caminhada, finalmente no sábado passado ela coroou o seu sonho de ingressar na congregação das irmãs franciscanas. A cerimónia, simples mas muito curada, aconteceu durante a celebração eucarística presidida pelo Bispo de Bissau D. José Camnate na Bissign. Pela ocasião, estava presente a madre geral das irmãs da Imaculada Conceição ir. Maria Balbina Medrano Villatoro, acompanhada pela madre provincial.

Logo depois da comunhão, a nova irmã recebeu as "insígnias" de mulher garande, quer dizer, o pano e as contas da sua etnia, a simbolizar que ela agora podia assumir as responsabilidades duma mulher adulta.

Logo depois da profissão, as irmãs ofereceram aos participantes um almoço muito saboroso no salão paroquial.



Pela história, as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, mais conhecidas como irmãs mexicanas, chegaram à Guiné em 1985, tendo-se instalado primeiramente na Pediatria do hospital nacional Simão Mendes, onde ficaram até 1997.  Em 20 de outubro de 2000 elas abriram uma casa em Cuntum-Madina e uma segunda casa em Nhoma (2014). Elas estão também presentes na diocese de Bafatá, na missão de Bambadinca, desde 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário