sábado, 31 de agosto de 2019

"Focolare temporário" na Guiné-Bissau

Visita ao bispo de Bissau, D. José Camnate
Encontro de partilha da Palavra de vida
No mês de agosto deste ano o Movimento dos Focolares decidiu enviar à Guiné-Bissau um "focolare temporário", quer dizer, uma comunidade de pessoas a viverem com "Jesus no meio". O grupo, formado por quatro pessoas, dos quais um casal (Giovanni e Antonietta) e duas leigas consagradas (Sandra e Emma), tinha como tarefa de dar uma formação sobre a espiritualidade do movimento à nossa comunidade local.

Formação para catequistas e educadoras
Foram dias muito ricos e intensos (de 27 de julho a 30 de agosto), em que os nossos tiveram de comunicar a espiritualidade a várias categorias de pessoas: casados, jovens, adolescentes e crianças. Inúmeros os problemas a enfrentar: o clima, a língua (ninguém sabia o crioulo...), o ambiente de acolhimento (o seminário menor diocesano), a comida. Felizmente que muitas pessoas se disponibilizaram para ajudar, seja com as compras, seja com as traduções, os meios de transporte, a instalação sonora, a cozinha. Foi uma verdadeira "competição de amor".
Formação para adolescentes e jovens
No fim não podia faltar o "diploma de participação" para quem tinha frequentado as três semanas de formação: cerca de 100 pessoas (entre crianças, jovens e formadores)!!
Muito positivas as impressões deixadas pelos participantes  no fim da sua experiência. Publicamos apenas duas:

  1. "Agradeço a Deus pela vossa presença em Bissau. Aprendi muito sobre o Movimento, conheci Emmaus (a presidente) o os outros GEN, espalhados pelo mundo. Aprendi a arte de amar e quero continuar a praticá-la, como eu fiz aqui".
  1. "Para mim foi uma descoberta conhecer melhor o movimento dos focolares e o carisma de Chiara. Vocês trouxeram o seu carisma através dos vídeos, mas também com o testemunho da sua vida entre vocês". 
O próprio bispo de Bissau, D. José Camnate, mostrou-se muito contente com a experiência deste focolare temporário e lançou um desafio: que para o próximo ano o Movimento dos Focolares "saia" para fora e se espalhe nas outras comunidades.



Foto de grupo com alguns religiosos

sábado, 17 de agosto de 2019

Ministro generale è vittima di un incidente

Il ministro generale fr. Michael Anthony Perry ha avuto un
incidente in bicicletta mentre era negli Stati Uniti. Ha le gambe e il bacino fratturati ed è stato sottoposto ad intervento chirurgico.
Un frate americano ha riportato la notizia su Facebook.
Fr. Antonio Scabio ha confermato la notizia aggiungendo che ne avrà per più di due mesi.
Lo ricordiamo ed affidiamo al Signore anche l’impegno del Definitorio generale.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

A ir. Raimunda Dorilene regressa à casa do Pai

MORRE IRMÃ RAIMUNDA DORILENE, FUNDADORA DAS FRANCISCANAS MISSIONÁRIAS DIOCESANAS DA ENCARNAÇÃO “FMDE”

Faleceu, em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, na manhã de ontem, domingo, dia 11 de agosto, com 68 anos de idade, a Irmã Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira, fundadora da Congregação Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação ( FMDE) ,que havia sofrido um Acidente Cardio Vascular) no início de mês de julho e desde então estava internada na Santa Casa de Montes Claros, sob cuidados especiais pelo quadro clínico que apresentava.
A Missa de corpo presente e funerais foram realizadas esta segunda-feira (12/8).
Diante da triste perda, Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafatá realça que sempre “viu na Irmã Dorilene, uma mulher corajosa, profética, pois, além da coragem na fé para iniciar uma Congregação, teve a coragem na fé para abrir uma presença missionária na África, mais especialmente, em Bolama, na Diocese de Bafatá”.
As Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação fizeram a entrada oficial em Bolama, no domingo, dia 23 de março de 2014, durante a celebração eucarística da Solenidade de São José, esposo de Maria.
 Na quarta-feira, dia 11 de julho do ano passado (2018), Memória de São Bento, Abade, elas fizeram a despedida da comunidade. Foram, portanto, 4 anos e quase 4 meses naquela Ilha confiada à Diocese de Bafatá: 23 de Março 2014 a 11 de Julho 2018. A Irmã Dorilene sempre esteve presente.
Entretanto,  várias foram as reacções na Diocese. Entre elas, três mais salientes: “nossa companheira em Bolama…”; “uma irmã humilde e trabalhadora…” “Muito simples…”. Todos enviaram suas condolências e garantiram suas orações “pelo repouso da sua alma, pela família, pela Congregação, pela Arquidiocese de Montes Claros”.
Condolências do Pároco de Bolama, Pe. Abraão Ambessum, seu Vigário Paroquial, Pe. Inácio e de toda a comunidade paroquial e demais habitantes da Ilha.
Pe. Abraão Ambessum disse: “verdadeiramente ela era corajosa. Foi ela a primeira pessoa que começou a catequese na Ilha das Galinhas (Djiu di Galinha) nos dias 24 a 27 de Março de 2018, acompanhada de uma menina aspirante de Bolama de nome Lisandra Brion”.
Agradeçamos o Senhor pelo testemunho de fé e amor à Missão deixado pela Irmã Dorilene. Rezemos pelo repouso eterno de sua alma.