sábado, 31 de agosto de 2019

"Focolare temporário" na Guiné-Bissau

Visita ao bispo de Bissau, D. José Camnate
Encontro de partilha da Palavra de vida
No mês de agosto deste ano o Movimento dos Focolares decidiu enviar à Guiné-Bissau um "focolare temporário", quer dizer, uma comunidade de pessoas a viverem com "Jesus no meio". O grupo, formado por quatro pessoas, dos quais um casal (Giovanni e Antonietta) e duas leigas consagradas (Sandra e Emma), tinha como tarefa de dar uma formação sobre a espiritualidade do movimento à nossa comunidade local.

Formação para catequistas e educadoras
Foram dias muito ricos e intensos (de 27 de julho a 30 de agosto), em que os nossos tiveram de comunicar a espiritualidade a várias categorias de pessoas: casados, jovens, adolescentes e crianças. Inúmeros os problemas a enfrentar: o clima, a língua (ninguém sabia o crioulo...), o ambiente de acolhimento (o seminário menor diocesano), a comida. Felizmente que muitas pessoas se disponibilizaram para ajudar, seja com as compras, seja com as traduções, os meios de transporte, a instalação sonora, a cozinha. Foi uma verdadeira "competição de amor".
Formação para adolescentes e jovens
No fim não podia faltar o "diploma de participação" para quem tinha frequentado as três semanas de formação: cerca de 100 pessoas (entre crianças, jovens e formadores)!!
Muito positivas as impressões deixadas pelos participantes  no fim da sua experiência. Publicamos apenas duas:

  1. "Agradeço a Deus pela vossa presença em Bissau. Aprendi muito sobre o Movimento, conheci Emmaus (a presidente) o os outros GEN, espalhados pelo mundo. Aprendi a arte de amar e quero continuar a praticá-la, como eu fiz aqui".
  1. "Para mim foi uma descoberta conhecer melhor o movimento dos focolares e o carisma de Chiara. Vocês trouxeram o seu carisma através dos vídeos, mas também com o testemunho da sua vida entre vocês". 
O próprio bispo de Bissau, D. José Camnate, mostrou-se muito contente com a experiência deste focolare temporário e lançou um desafio: que para o próximo ano o Movimento dos Focolares "saia" para fora e se espalhe nas outras comunidades.



Foto de grupo com alguns religiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário