terça-feira, 24 de setembro de 2019

Greta Thunberg, defensora do ambiente

Quem não tem simpatia pela jovem sueca de 16 anos Greta Thunberg? Apesar da sua jovem idade, ela  é muito conhecida pelo mundo fora pelas seus greves em defesa do ambiente, primeiro no seu país e agora na cena internacional. Nesta semana, que é a "Semana do ambiente", ela participou duma cimeira em Nova Iorque, onde lançou um forte grito a favor do planeta, denunciando a hipocrisia de muitos políticos, que gostam de esconder-se atrás das palavras, mas não fazem nada.

Não estou aqui para elogiar a Greta (ela não precisa disso), mas para que não a deixemos sozinha!! Explico-me melhor. Vejo uma tentativa dos média de isolá-la, de colocá-la num pedestal, de fazer dela uma "heroína". Com o resultado que todos os outros, nós, ficamos a admirá-la, mas não a seguimos.  E ela está a tornar-se numa moderna Joana de Arco a combater sozinha a sua batalha em favor do ambiente, mas com o risco de ficar "machucada", e até "avalada" pelos meios de comunicação social.

Façamos do seu sonho o nosso sonho! Como franciscanos, nós deveríamos estar na linha de frente - com a Greta - a defender a nossa Mãe Terra com todas as suas criaturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário