segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Duas irmãs franciscanas fazem consagração definitiva a Deus

A ir. Eva Sambú no meio da sua gente felupe
Grande festa no sábado passado (5 de outubro) em casa das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei pela profissão perpetua de duas irmãs guineenses: Eva Sambú e Welly Fernando Cabral.

 A primeira, Eva Sambú, de etnia felupe, nasceu em Cacheu a 2 de junho de 1986. Em 2006 entrou na casa de formação "Cristo Rei" depois de uma preparação de três anos. Em 2008 foi para Brasil para o postulantado e o noviciado. Voltou em 2011, com destino Bedanda. Em 2012 fez a sua primeira profissão em Brá com uma grande festa. Desde 2015 ela está a estudar enfermagem na universidade Lusófona.
A ir. Welly F. Cabral rodeada pelos membros da sua etnia


O momento da bênção final
A segunda, Welly Fernando Cabral, filha de Fernando Cabral e Mariama Biague,nasceu em Bissau a 10 de julho de 1988 e é de etnia mancanha. Passou toda a sua infancia a Bedanda onde frequentou a escola primaria e o ciclo. Depois disso foi continuar os seus estudos em Bissau, entrando na casa de formaçao das irmas de Cristo Rei em 2008. A seguir, foi para Brasil de 2009 a 2013. Fez a sua primeira profissao no Brasil em 2013. Voltou para a Guiné no mesmo ano, sendo destinada à comunidade de Brene. Como a ir. Eva, ela também está a estudar enfermagem na universidade Lusofona desde 2015. 

Os seus votos foram recebidos pela ir. Edite Ongaro, madre geral das Franciscanas de Cristo Rei que fez a deslocação de Itália pela ocasião. A cerimónia, presidida pelo bispo de Bissau D. José Câmnate na Bissign, contou com a presença de uma dúzia de padres, muitíssimas irmãs e numerosos fiéis. No fim da celebração os respetivos grupos étnicos vestiram com orgulho as duas irmãs com os trajes e os ornamentos da própria etnia. 

As irmãs franciscanas de Cristo Rei chegaram à Guiné-Bissau em 1986, estabelecendo-se primeiro em Bedanda, no sul do país, e em seguida, em Bissau (paróquia de Brá). Recentemente elas abriram uma casa de formação em Brene, na zona do aeroporto. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário