sábado, 5 de dezembro de 2020

O fr. Rino Furlato regressa à Itália

 O franciscano menor fr. Rino Furlato (ou p. Rino) regressou definitivamente à Itália no dia 5 de dezembro de 2020 depois de quarenta anos de serviço missionário na Guiné-Bissau. 

Diplomado em paleografia latina, diplomatica e arquivistica (na prestigiosa universidade de Veneza), ele tinha nascido no ano de 1939, em Durlo (VI). Tendo sido convidado pelo neo-ordenado bispo D. Settimio A. Ferrazzetta a ajuda-lo na Guiné, ele chegou a 30 de abril de 1980. Morava na residência episcopal e trabalhava como secretário do bispo. Nos fim-de-semana assistia a comunidade cristã de Safim, que estava a mover os primeiros passos. 

O fr. Rino distinguiu-se como esperto arquivista da Diocese, mas também como excelente historiador. Graças à sua preciosa colaboração, foi publicado em 2005 o livro Os Frades Menores de Veneza na Guiné-Bissau: 50 anos de história para recordar (1955-2005). Ele era também o "capelão" de muitas congregações femininas que o solicitavam para celebrações, confissões e direção espiritual. 

Atualmente o fr. Rino está a reescrever a história da evangelização da Guiné-Bissau com a ajuda de novos documentos inéditos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário