terça-feira, 1 de abril de 2014

Os Bispos da Guiné-Bissau publicam mensagem em vista das eleições



Os nossos bispos, conscientes do momento histórico que o país está a viver, decidiram publicar uma mensagem sobre as Eleições gerais de 2014 na Guiné-Bissau. Dirigida aos “católicos, aos crentes das diferentes confissões religiosas, aos homens e mulheres de boa vontade”, a mensagem convida toda a população a colher esta oportunidade para exercer a sua cidadania. Afirmam os bispos que esta é uma “ocasião e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para uma mudança radical do país na sua globalidade”.
Os nossos pastores apelam para um voto que seja “responsável”, de forma a eleger um cidadão “indiscutivelmente respeitador dos direitos humanos, politicamente comprometido com o interesse coletivo, humanamente sábio, moralmente honesto, democraticamente coerente, patrioticamente abnegado, habitualmente verídico e realista, realmente dialogante, notoriamente equilibrado, pedagogicamente exemplar, fundamentalmente defensor da justiça, enquanto virtude e enquanto sistema judiciário”.
No fim da sua mensagem, os bispos lançam um apelo às diferentes categorias da sociedade civil (católicos e crentes das diferentes confissões religiosas, políticos, militares, comunicação social, cidadãos guineenses e Comunidade internacional) para que as eleições sejam um sucesso. Em particular, convidam o cidadão guineense a dar “prova de maturidade cívica e moral…; não venda o seu voto por bens materiais, porque isto fere gravemente sua própria dignidade humana e o da sua sociedade”. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário