sexta-feira, 3 de julho de 2015

Diocese de Bissau reúne-se para avaliar e programar a sua caminhada



O Secretariado diocesano de pastoral, que é o órgão ordinário de consultação da diocese, reuniu-se - de 30 de junho a 2 de julho - para analizar a situação e programar a caminhada futura. No dia 30, houve uma apresentação da síntese das respostas ao inquérito lançado pela diocese sobre o tema da “Nova evangelização” (que é o tema do sínodo, a ter lugar em 2017).  O p. Jaquité, moderador da reunião, lamentou o facto que as respostas das paróquias chegam ao conta-gotas dificultando o trabalho da comissão preparatória. Passou-se seguidamente à apresentação do relatório semestral da comissão diocesana da pastoral do dizimo, que mostrou o enorme passo em frente da nossa diocese neste âmbito. O Sr. Francisco Aleluia Lopes, coordenador da comissão, teve palavras de louvor pelas 20 paróquias que já aderiram a esta pastoral (sobre um total de 27), lamentando porém a fraca implicação dos párocos e, em geral, do clero diocesano e dos religiosos e religiosas.
A comissao preparatoria apresentando o primeiro "Dia do Bispo"
Na parte da tarde, houve uma breve comunicação sobre o Sínodo dos Bispos, cuja II parte vai ter lugar em Roma no próximo Outubro sobre o tema: Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização. Seguiu-se o inicio da apresentação dos relatórios das comissões diocesanas e inter-diocesanas sobre o ano pastoral findo.
O segundo dia (1 de julho) foi dedicado à apresentação dos relatórios das comissões diocesanas e interdiocesanas, dos setores pastorais e de algumas paroquias. Finalmente, no terceiro e ultimo dia (2 de julho), os participantes ouviram duas intervenções sobre a "Mesa redonda de Bruxelas" (pelo analista politico Miguel de Barros) e sobre a atual situação sócio-politica (pela Emanuela Mascarenha Tipote da ONG "Voz de paz").  Foram duas colocações de alto nível que ajudaram os presentes a melhor entenderem a atual conjuntura politica e as suas múltiplas ramificações.
Um almoço oferecido pela própria diocese concluiu estes três dias  de intenso trabalho e de confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário