terça-feira, 19 de junho de 2012

Inaugurações nas prisões de Bafatá e Mansoa

No dia 05 de Junho, Bafatá e Mansoa, duas cidades da Guiné-Bissau, viveram momentos muito lindos: a inauguração de dois fornos para a confecção de pães, em seus estabelecimentos prisionais. Em Bafatá, além do forno, inaugurou-se também as atividades de tingimento de tecidos.
Em Bafatá, a cerimónia ocorreu às 11h00 da manhã, presidida por Fr. Michael Daniels, OFM, Coordenador da Comissão Justiça e Paz na Diocese de Bissau. Estiveram presentes: Sr. Manoel da Silva, Diretor da prisão; Sr. Manoel Pereira, Conselheiro Jurídico do escritório das Nações Unidas contra a droga e o crime na Guiné-Bissau; Policiais das Nações Unidas de Cabo Verde e Portugal; Associação Mom ku Mom (“mão com mão”); Liga dos Direitos Humanos de Bafatá; Pe. Francisco Fernandes, Coordenador da Comissão Justiça e Paz na Diocese de Bafatá; Pe.Abraão A. Sambú, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça e Coordenador paroquial da Comissão Justiça e Paz; e membros da comunidade.
Depois que Fr.Michael benzeu o forno e as atividades com tecidos, houve uma explicação, por parte dos próprios prisioneiros, de como é feito o preparo dos pães e o processo do tingimento dos tais tecidos.  A inauguração em Bafatá, terminou com um almoço na cúria diocesana, oferecida pela Comissão Justiça e Paz.
Em seguida, encaminhou-se para a prisão de Mansoa, para a inauguração do seu forno. Este dia 05 de Junho ficou marcado na vida dos prisioneiros. Tanto os 47 de Bafatá, como os 14 de Mansoa, demonstravam um grande contentamento, renovando seus sonhos de, um dia, retornarem à sociedade.
A iniciativa em favor das duas prisões, financiada pela Fundação João Paulo II para Sahel, propõe-se a ajudar na manutenção da prisão relativamente à alimentação e medicamentos; proporcionar aos prisioneiros a aprendizagem de uma profissão; terem uma ocupação durante o tempo em que lá estiverem.


Fr. Michael Daniels OFM agradecendo a Deus (prisão de Bafata)

Nenhum comentário:

Postar um comentário