terça-feira, 16 de abril de 2013

Assembleia Geral Constituinte da Vida Consagrada da Guiné-Bissau



No dia 16 de Abril de 2013, realizou-se a Assembleia Geral Constituinte da Conferencia da Vida Consagrada da Guiné-Bissau (COVIC-GB), que teve lugar na aula magna da Cúria Diocesana de Bissau, presidida pelo Núncio Apostólico de Senegal, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Mauritânia, D. Luís Mariano Montemayor, com a presença do bispo da Diocese de Bissau, D. José Câmnate na Bissign, e de D. Pedro Carlos Zilli, bispo da Diocese de Bafatá e Presidente da Comissão Interdiocesana da Vida Consagrada da Guiné-Bissau.

A ordem da Assembleia era a seguinte: Abertura solene com oração; Palavra de apresentação (pelo D. Pedro Zilli); Introdução aos trabalhos e pensamento espiritual (Núncio Apostólico); Breve historial da Comissão Interdiocesana e do processo de elaboração dos Estatutos da COVIC-GB (fr. Renato Chiumento); Leitura dos Estatutos da COVIC-GB e aprovação dos mesmos pelos membros de direito presentes; Celebração eucarística; Almoço partilhado. 

A Assembleia contou com a participação de 25 superiores maiores (ou seus delegados) em representação de 22 institutos religiosos, 2 institutos seculares e 1 sociedade de vida apostólica.

Alguns pontos evidenciados pelo Núncio na sua intervenção de abertura foram:
* A eleição do novo Papa (americano, jesuíta, que escolheu o nome de Francisco, que está a favor de uma Igreja “pobre e para os pobres”) mostra que a barca de Pedro é guiada por Jesus Cristo.
*  A espiritualidade do Papa é marcadamente inaciana, centrada na espiritualidade do coração, centro da pessoa humana e seu santuário interior.
*  Ele apresentou-se com muita humildade como “o Bispo de Roma” que “quer andar com o povo de Deus”; o Núncio nos pede para que rezemos pelo novo Papa.

Acerca da leitura e aprovação dos Estatutos da COVIC-GB, importa salientar que, primeiramente, houve leitura e discussão sobre o texto, capítulo por capítulos, seguindo-se a respetiva aprovação. Os capítulos foram aprovados por unanimidade: 25 votos sobre 25 presentes; a seguir, foi feita a leitura do “Regulamento”, que não foi aprovado, porque isto é de competência da Assembleia Geral.
A celebração eucarística, presidida pelo Núncio Apostólico, foi a digna conclusão de um dia memorável para a Igreja e para a Vida Consagrada da Guiné- Bissau.

No fim de tudo, D. Pedro Zilli anunciou que a primeira Assembleia Geral da COVIC-GB ira' ter lugar no dia 30 de Abril próximo. 

A mesa da presidência (ao centro o Núncio Apostólico, D. Luis Mariano Montemayor)

Uma parte dos participantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário