sábado, 6 de abril de 2013

Os muçulmanos da Guiné-Bissau em expansão



Silenciosamente, os muçulmanos da Guiné-Bissau estão a expandir-se no país. Fazem-no através de campanhas de islamização cuja estratégia é bastante simples. Chegando numa aldeia, lançam um convite à "conversão", oferendo em troca vários dons, como carne de vaca e arroz, e prometendo a construção duma escola (islâmica), dum furo de água e - naturalmente - a mesquita.
Na nossa paróquia (Nhoma), já lá vão alguns meses que os muçulmanos têm lançado uma vasta campanha de islamização, fazendo muitas conversões, sobretudo junto dos adeptos da religião tradicional. Segundo os meus cálculos, eles já construíram três mesquitas (Sucutu, Bup, Iuncum) e duas outras estão em construção (Nhoma, Dugal). Parece que o financiamento para estas campanhas (e para as construções) venha de três países árabes: Paquistão, Arábia Saudita e Kuwait.
Qual é o valor destas “conversões” ao Islão? São sinceras conversões ou simples aproveitamento da situação? Não sei dizer. Mas estou admirado que entre os “convertidos” estejam também alguns nossos cristãos (não muito exemplares, para dizer a verdade). Como é fácil para a nossa gente mudar de religião!

Campanha de islamizaçao em Cumeré
Mesquita de Nhoma em construção
Prefiro pensar que os nossos balantas não aceitam tão facilmente de trocar de religião, simplesmente querem comer bem, pelo menos de vez em quando !!

Um comentário:

  1. a expansao islamica nao eh de hoje...... quem travou a islamizacao total do pais foram os tugas... que transformaram bissau e os Bijagos em area de "no go" para os musulmanos...... e em Bissau forjavam a similacao dos musulmanos em "Cristoes" ou crioulos./.. pondo os alunos musulmanos nomes cristoes antes de se poderem frequentar as aulas. em 500 anos porque eh que os Catolicos nao conseguiram converter toda a populacao em catolicos? os musulmanos sempre registiram a dominacao cultural dos colonos, alias por isso foram afastados do poder na Guine, em seu lugar os tugas foram buscar Cabo verdianos, dando lhe emprego e postos de poder politico como... "chefes de Posto" etc.... mais tarde foram buscar Libaneses cristoes... para lhes finaciar com o dinheiro de trabalho forcado que praticavam contra o nosso povo... por isso todos libaneses transformaram se em "bom homens de negocios" em troca aceitaram a similacao Portuguesa alguns deixando de falar o Arabe para adoptar o Portugues ou Crioulo como lingua no seio familiar. Ha muita injustica que nao vale a pena falrmos... mas o tempo vai dar razao a quem a merece.........

    ResponderExcluir