sábado, 6 de abril de 2013

Exploração da areia de Varela (norte da Guiné-Bissau)



Parece-me importante publicar esta carta que acabo de receber do p. José Fumagalli, PIME, pároco de Varela. O problema é urgente e merece toda a nossa atenção.

Estamos com o problema da exploração da areia de Varela. Estou procurando ajudar a população a gerir o problema salvando seus direitos.
A atitude prevalecente parece ser u desforra ou fatalismo o qua vai se colocar em contenda e a força deles è nula: Russos/chineses têm o governo de seu lado e vão prevalecer.
Por isso preparei os apontamentos que envio, simplesmente para acordar sentido e perspectivar algum diálogo construtivo.
Tive uma reunião com os comités da área e fui ver do que é que se trata, tirando fotografias.
Nem os comités parecem se mexer, e no entanto o tempo joga a favor de quem quer explorar.
Parecia que fossem os Russos, mas estão voltando os Chineses, que têm alguém (que terão pago?) que os ajuda....
Sei que os Chineses já começaram a explorar, sem ligação com a população e pagando mal os raríssimos trabalhadores locais.
Do Russos sei que estão ainda fazendo pesquisas prelevando amostras, pagando bem o pessoal local.
Pelas amostras, eles estão querendo aproveitar o lítio, deixando no local o grosso da areia. Marcaram bastantes locais de exploração, numa área bastante vasta. Há uma tabanca, Nhiquin (Ñikin)  que deveria ser deslocada, encontrando-se no meio dum destes sítios a explorar; estou tentando fazer com que avancem seus direitos num espírito de diálogo...
No contexto do trabalho da Comissão Justiça e paz, haverá algo que possa ajudar a levar a frente este trabalho de sensibilização (urgente!)?
Estou tetando enviar pessoal para a reunião de Bula do dia 13: no caso espero que eles possam apresentar mais pormenores.
Junto o texto da reunião inicial que tive em Katon no dia 20.03.
Obrigado. Ciaoooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário