quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aspirantes à vida religiosa

Moram perto de nossa fraternidade e dão uma ajuda muito grande na paróquia. Estou a falar das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, sobre as quais já falei na ocasião dos 25 anos de presença na Guiné-Bissau. Com o seu estilo de vida simples e alegre, o seu serviço infatigável na catequese, no centro de saúde, no jardim, elas têm atirado desde o início muitas raparigas da nossa paróquia e dos arredores.
Este ano seis “aspirantes” à vida religiosa franciscana estão a viver na casa de formação das nossas irmãs. A sua formadora é a ir. Lídia Ferraro, italiana, à sua primeira experiencia missionária em África. É um tipo muito dinâmico e corajoso, que não tem medo de abrir novos caminhos e desafiá-las propondo-lhes grandes ideais e altas metas. E até agora as suas “badjudas” estão a corresponder, mostrando entusiasmo e personalidade. 


Os nomes delas são: Jorgina, Ivandira, Mariza, Nicolina, Muta e Miriam. Cada uma tem a sua história vocacional: diferente, rica, interessante. Jorgina, por exemplo, vem de uma família muçulmana. Tendo perdido a sua mãe na infância, foi educada por uma tia cristã que lhe transmitiu a sua fé e agora ela é orgulhosa de ser cristã. Ivandira, por seu lado, teve as suas dificuldades em convencer o seu pai, que não queria deixá-la partir. Felizmente, a sua mãe convenceu o marido e agora ela está firmemente decidida a seguir o caminho da vida consagrada. Nicolina passou também as suas dificuldades. Tendo perdido o pai em 2004, ficou só com a mãe. No seu caso foi um tio que não queria que ela entrasse na casa de formação. Mas ela ficou firme na sua decisão e agora está feliz da sua escolha.
  
Ivandira, Miriam, Mariza, Jorgina, Muta, ir. Lidia e Nicolina
Este ano as nossas irmãs hospedam na sua casa um outro grupo de jovens, que estão num nível mais adiantado da sua formação : trata-se de cinco raparigas, das quais três são aspirantes e duas postulantes. A sua formadora é a ir. Gessi, brasileira. É um tipo bastante exigente, mas que sabe também ser compreensiva. 

Augusta, Sandis, Uié,Eva, Cesaria e a ir. Gessi


Um comentário:

  1. PAZ E BEM! QUE BOM VER NOSSAS IRMAS E JOVENS
    COM ALEGRIA RECORDO DE TODAS FIQUEM
    COM DEUS.

    ResponderExcluir