segunda-feira, 13 de junho de 2011

Enterro religioso ou tradicional?

Ontem, alguns paroquianos vieram visitar-me para pedir uma “missa de corpo presente” para uma jovem paroquiana que acabava de falecer. Tendo controlado os registos da paróquia (ela tinha sido baptizada e crismada), aceitei de rezar a s. missa para esta rapariga  (tinha 24 anos!), mas avisei logo que não estaria de acordo em misturar a nossa celebração com outras cerimonias tradicionais (por ex. mata porco, etc.). Eles também concordaram. Hoje, com minha grande surpresa, disseram-me que uma bênção do corpo era suficiente, porque depois haveriam outros ritos tradicionais. Fiquei muito irritado com isso e mandei dizer que, neste caso, não haveria nenhuma bênção do corpo, porque a Igreja católica não pode aceitar estas misturas. Assim os familiares fizeram o enterro da pobre menina segundo o rito tradicional pepel, estando os meus cristãos ao lado, calados e incapazes de reagir.

Para nós os cristãos, o dia de hoje foi uma derrota. Mas quando é que os nossos cristãos irão compreender que não é o sangue de porco que purifica e lava, mas a fé em Jesus nosso único Salvador? Nisto os nossos irmãos evangélicos - e mesmo os muçulmanos - são exemplares, não permitindo nenhuma outra cerimonia. E nós, até quando iremos tolerar estes compromissos que não honram a nossa fé?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário