terça-feira, 7 de junho de 2011

A JUFRA dá o exemplo

A JUFRA (=Juventude Franciscana) é certamente a grande novidade deste ano na nossa paroquia. Este grupo de inspiração franciscana  está a atrair cada vez mais adolescentes e jovens, desejosos de seguir os passos de Francisco e Clara de Assis.
No ano passado (21 de Novembro), depois de um ano de intensa formação, 57 "jufristas" fizeram a "promessa evangélica" , que consiste em viver o Evangelho ao jeito de S. Francisco.




Este ano, o grupo aumentou sensivelmente com a chegada de uma nova vaga de "aspirantes" que, pelos vistos, estão a ser ainda mais sérios e empenhados do que os seus colegas mais velhos. Quem diz isso é o assistente deles, o infatigável fr. Cesário Francisco Mendes Gomes, jovem padre franciscano de Canchungo, que com amor e paixão está a acompanhá-los desde o início. É provavelmente esse o segredo do sucesso deste grupo: o facto de ter um assistente que acredita nos jovens e aposta neles.
Duas as iniciativas que o grupo lançou este ano:
1. A produção de sumos, compotas e vinho a partir de produtos locais, no esforço de criar um fundo para o grupo (auto-financiamento);
 2. A marcha franciscana, que irá percorrer algumas tabancas do Norte da Guiné (região de Cacheu), à descoberta de alguns valores fortes da espiritualidade franciscana. Esta é uma novidade absoluta para a Guiné e quer, de alguma forma, imitar outras experiências já consolidadas noutros países (como a Itália e o Togo). As inscrições estão ainda abertas. O período é de 10 a 19 de Julho.
Estás convidado!
Os "jufristas" que professaram no ano passado com o fr. Cesário (o primeiro a esquerda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário