terça-feira, 28 de junho de 2011

A paróquia de Brá celebra o santo padroeiro

No domingo passado, celebrámos a festa do nosso santo padroeiro, S. João Baptista, cuja festa litúrgica caiu na 6ª-feira (solenidade do seu nascimento), mas por conveniência foi adiada ao domingo. Como este ano estamos a festejar também 25 anos de fundação da paróquia, vale a pena lembrar aqui algumas datas significativas da sua história, antes de tratar da festa de santo padroeiro.
A erecção da paróquia foi em 14 de Setembro de 1986. O bispo D. Settimio entregou-a aos franciscanos “in perpetuum” (= para sempre). Na altura não foi nomeado nenhum pároco. Foi preciso esperar três anos para ter a nomeação do primeiro pároco: fr. Ciro Centis, que acabava de chegar da Itália. Depois dele, os párocos foram: fr. Giovanni Cazzola (1995-2001), fr. Joaquim Ialá (2001-2006) e fr. Renato Chiumento (desde 2006 até à data presente). Em 2 de Fevereiro de 1992 houve o lançamento da primeira pedra e em 25 de Janeiro de 1996 a inauguração da igreja e do centro paroquial. Desde então a comunidade cristã cresceu muito, contando agora com cinco comunidades sólidas e bem organizadas (Brá; S. Paulo; S. Clara/Plack-1; S. Agostinho/Hafia; S. Carlos Lwanga/Plack-2) e duas comunidades a mover os primeiros passos (Brene e a comunidade anglófona). Esta última comunidade, que surgiu em 2007, tem um estatuto particular: os seus membros escolheram a nossa paróquia como ponto de referência por causa da s. Missa dominical em inglês (e para a celebração dos outros sacramentos), mas os mesmos estão espalhados em toda a cidade.
É tempo agora de falarmos da festa do nosso santo padroeiro. A preparação espiritual para a festa começou no início da semana com as confissões nas diferentes comunidades; organizamos também uma palestra sobre a vida de S. João Batista e, no sábado, uma procissão do aeroporto até à igreja paroquial. 

Finalmente no dia 26 de Junho, em que a Igreja católica comemorava a solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, foi a grande festa. Pela ocasião, a Radio Sol Mansi fez a cobertura da celebração, presidida pelo fr. Cesário Francisco Mendes Gomes, coadjutor, e concelebrada por três sacerdotes. Como é costume da nossa paróquia, todas as comunidades convergiram para Brá, onde foi celebrada uma única s. Missa, animada pelas diferentes comunidades. 



A seguir à celebração, houve um concurso bíblico e cultural (sobre a historia da paroquia) que gozou de um publico atento e participativo. Na parte da tarde, depois do almoço partilhado, houve jogos recreativos e um espectáculo do grupo IRIS. A chuva se apresentou na parte da tarde, com a intenção de estragar tudo, mas não conseguiu. Nós conseguimos realizar todo o programa e até acrescentamos o filme (que não estava previsto). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário